Typewriter: OLIVETTI Lettera 32 – Máquina de Datilografar OLIVETTI Lettera 32

Detalhes de fabricação

Olivetti Lettera 32

Fabricada pela empresa italiana Olivetti dos anos de 1963 até 1979 

Número de série 32

Descrição técnica

Composição feita de metais e plásticos/resinas

Paleta de Cores: Preto, laranja, vermelho e azul

Largura: 13.0 polegadas
Profundidade: 12,2 polegadas

Altura: 3.5 polegadas

A Lettera 32 aciona o mecanismo da fitilha, que entrelaça a fita, para cima ou para baixo, alterando a posição da letra maiúscula ou minúscula. A máquina de escrever carrega uma fita duplo colorida em preto e vermelho; há uma pequena alavanca na parte superior direita do teclado usada para controlar a posição da fita, datilografando em preto, vermelho ou sem cor (para chapas mimeografadas). O movimento da fita, a qual também ocorre em cada movimento da tecla, volta automaticamente quando não existe mais fita no carretel esquerdo; dois sensores mecânicos, localizados perto de cada um dos carretéis, movem-se quando colocados em tensão (indicando o fim da fita), ligando o carretel ao mecanismo de transporte da fita e o separando do segundo. O teclado tecla utiliza o QWERTY, AZERTY, entre outros tipos dependendo do modelo. Sem contar com as teclas indispensáveis, inclui uma barra de espaço, duas para alternar entre maiúscula e minúscula (tecla shift nos computadores atuais), uma para manter a letra maiúscula (atual caps lock) e uma para retornar a tecla (backspace). Aparentemente a máquina não apresenta o número 1, que deve ser substituído pela minúscula l. Embora seja uma ausência estranha nos dias de hoje, era comum entre as máquinas de escrever mais antigas. Também não existe a barra de exclamação no teclado; ao invés disso, é necessário utilizar o ponto final (.), retornar uma tecla e pressionar o apóstrofo (‘).

Propósito

Produzida e fabricada a partir de 1963 pela Olivetti italiana, para suceder a popular Olivetti Lettera 22, com projeto e design de Marcello Nizzoli. Ela foi extremamente popular entre jornalistas e estudantes, e concebida para permitir sua utilização nos mais variados ambientes e situações,  apostando sobretudo, em sua portabilidade (pois pesa incríveis 5,9Kg). Esse aparelho inovador mudou a vida de professores e alunos, pois os ajudou a melhorar sua atenção para o que estavam escrevendo e para os outros ao seu redor, assim também, ajudando a aprimorar suas habilidades de escuta e multitarefas.

Cultura Pop
Cormac McCarthy usou uma Olivetti Lettera 32 para escrever praticamente todas suas obras de ficção, roteiros e correspondências (incluindo o romance Onde Os Fracos Não Tem Vez), totalizando mais de cinco milhões de palavras. Essa Lettera utilizada por Mccarthy, comprada em 1963, foi leiloada em 4 de dezembro de 2009 por mais de $254.500, dez vezes mais que o estimado de $20.000. McCarthy a substituiu por uma máquina de escrever do mesmo modelo, só que em melhores condições, por apenas 11 dólares.

Fontes

AIWA – Global Home. Disponível em: www.aiwa.com11:08. Acesso em 21/04/2020.
MUSEU TECNOLÓGICO. Disponível em: http://museu.coopermiti.com.br/museu/. Acesso em 21/04/2020.
PICCLICK-search eBay Faster. Disponível em:https://picclick.com/Vintage-AIWA-Reel-To-Reel-Tape-Recorder-132758178999.html.
SONY GLOBAL- Electronics. Disponível em:  www.sony.net11:08. Acesso em 21/04/2020.
WIKIPEDIA. pt.wikipedia.org. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gravador_de_rolo. Acesso em 21/04/2020.
WIKIPEDIA. en.wikipedia.org. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Olivetti_Lettera_32. Acesso em 21/04/2020.