Palm Pilot US Robotics

Fabricante: Palm Computing Inc.

Ano de fabricação ou época: 1996

Descrição: PDA (Assistente Pessoal Digital)

palm US Robotics

É 1996. Você pode ter um telefone celular, mas não faz muito mais do que fazer chamadas telefônicas. Você pode ter um laptop, mas provavelmente é muito pesado para carregar com você aonde quer que vá. Ou você pode ter apenas um telefone conectado a uma parede e um PC confinado a uma mesa. Esse é o ambiente que deu origem ao Personal Digital Assistant (ou PDA), um novo tipo de produto que chegou pela primeira vez no final da década de 1980, mas que realmente surgiu em meados da década de 90.

Em 1996, também foram lançados os primeiros PDAs desenvolvidos pela subsidiária da US Robotics, Palm Inc., os Pilot 1000 e 5000, que tinham mais em comum com os smartphones de hoje do que muitos de seus dispositivos contemporâneos. Eles tinham uma tela sensível ao toque com apenas alguns botões físicos na parte inferior. Eles tinham aplicativos que você poderia baixar e podiam sincronizar dados com o seu computador. Eram pequenos e leves o suficiente para carregar com você o tempo todo.

O Pilot 1000 possui um processador Motorola 68328 a 16 MHz e tinha 128 kB de memória. Sua tela de LCD monocromática com 160 x 160 pixels possuia uma “zona de função Graffiti” que reconhecia letras, números e traços feitos pelo usuário em uma área específica do display com um pontador no formato de mini caneta. A caneta ficava encaixada na lateral do dispositivo.


Colaborou com o levantamento dessas informações a aluna Nicole Hildebrand.

[Item doado pelo ex-aluno da UTFPR, Alex Sarruf]