Modem de linha telefônica discada

modem US Robotics

Fabricante: US Robotics

Ano de fabricação ou época: 1994

Descrição: equipamento para conexão com a Internet através de um acesso discado.

Para se conectar à Internet, o usuário utilizava um aplicativo que discava para um número de telefone de um provedor, o qual tinha nesta outra extremidade da conexão um outro modem. Enquanto o usuário estivesse conectado não era possível utilizar o telefone para uma chamada de voz. Muitas vezes a simples retirada do fone do “gancho” (ou base) era o suficiente para interromper a conexão.

Um modem (modulador/demodulador) é um equipamento que modula um sinal com a finalidade de possibilitar o transporte de informações através do canal de comunicação analógico e recuperar o sinal, na sua forma original, na outra extremidade.

O sinal digital de um equipamento de processamento de dados é inserido na onda portadora, gerada pelo modem. O procedimento de modulação, que é essencialmente analógico é realizado variando-se no tempo uma ou mais características de uma onda padrão, portanto caracterizando-se modulação por amplitude, frequência e pulso. Essas técnicas são conhecidas como modulação por chaveamento.

O tarifador das operadoras cobrava um pulso ou uma ligação a cada 3 minutos, e a conexão em horário comercial era, além de extremamente lenta e  limitada às taxas de modulação possíveis de até 56 kbps, absurdamente cara. Como após a meia-noite até às 6 horas da manhã do dia seguinte qualquer ligação telefônica contava como apenas um pulso, e também nos sábados após as 14 horas até as 6 horas de segunda-feira uma conexão também contava como um pulso, os usuários preferiam conectar-se à Internet nesses horários.