Modem DSL DI-524 para telefonia fixa

Fabricante: D-Link

Ano de fabricação ou época: 2010

Função: conectar um computador pessoal ou doméstico à Internet, recebendo e transmitindo os dados.

modem DLink

A linha telefônica fixa com ADSL (Asymmetrical Digital Subscriber Line = Assinante da Linha Digital Assimétrica) permite utilizar simultaneamente o telefone fixo (transmissão de voz) e a Internet (transmissão de dados). As tecnologias DSL reconhecem o fato de que, embora a largura de banda de um canal de voz seja aproximadamente 3000 Hz, a faixa real de freqüências admissíveis em um circuito de par trançado da edificação do assinante até a central telefônica é muito maior, com algumas linhas permitindo freqüências de até 1 Mhz de largura de banda utilizável. Com isso, torna-se possível usar uma faixa mais larga de freqüências para transportar dados.

A ADSL utiliza a rede telefônica para a transmissão de sinais digitais em alta velocidade, dividindo eletronicamente a frequência do sinal em canais, que estabelece um canal no sentido computador do usuário – rede (upstream) que opera na faixa de de 16 Kbps a 640 Kbps, um canal no sentido rede – computador do usuário (downstream) que opera na faixa de 1,5 Kbps a 6,1 Mbps, e um canal de 0 a 4 kHz para o serviço normal de telefonia.

As principais restrições que determinam a taxa de dados que pode ser alcançada em uma linha de acesso incluem a distância da edificação do assinante até a central telefônica, a bitola dos fios e as suas condições. Surgiram então 5 tecnologias DSL, sendo a ADSL a mais utilizada no mundo.

Modems digitais são equipamentos que realizam uma codificação do sinal digital visando adequá-lo à transmissão em uma linha física. A codificação é uma mudança na representação do sinal digital, transformando-o em outro sinal mais adequado à transmissão da linha. Rigorosamente, esse tipo de equipamento não deveria ser chamado de modem uma vez que não realiza modulação e demodulação do sinal digital. Esses modems também são conhecidos como modem banda base ou data set.

Tecnologia disponível pelos anos de 2002/2003 até os dias atuais em telefonia fixa. Tecnologia em desuso se disponível fibra ótica com COMBO (telefonia VOip, ethernet, WiFi, canais de TV digital e streaming).