CP200 e CP200s

Ano de fabricação ou época: 1982

Descrição: computador pessoal

cp200a

O CP200 foi um computador doméstico brasileiro produzido pela Prológica a partir de 1982. Era compatível em software e hardware com o Sinclair ZX81 britânico, embora fosse uma cópia menos literal do que as máquinas concorrentes.

Existiram dois modelos de CP200, gabinetes muito parecidos, mas o modelo 1 continha o logotipo da Prológica em alto relevo e tinha o gabinete um pouco menor, enquanto o modelo 2, continha uma placa com o logotipo na mesma posição. Posteriormente, a Prológica redesenhou o gabinete, acrescentou uma saída para monitor de vídeo, fonte de alimentação externa, e relançou o produto como “CP200S”.

cp200b

O CP 200 tinha a configuração de memória de 8 ou 16 K Bytes e um slot de 50 pinos para expansão de memória. Tinha um teclado com 43 teclas, incluindo duas teclas vermelhas que acionadas em conjunto provocavam um “reset” na máquina. O armazenamento de dados era em fita através de um gravador cassete.

Tinha uma saída para TV (modulador RF, canal 3), uma saída para monitor (apenas no CP200S), interface para gravador cassete e um soquete para joystick.

Prológica

A Prológica Indústria e Comércio de Microcomputadores Ltda. foi uma influente empresa de microinformática brasileira que atingiu seu auge em meados da década de 1980, quando ocupou o 3º lugar entre as empresas nacionais do setor.

Fundada em 1976 por Geraldo Coen, Joseph Blumenfeld e Leonardo Bellonzi, a empresa inicialmente comercializava máquinas para uso em contabilidade e especializou-se posteriormente em produzir produtos similares aos dos micros da linha TRS-80  sob o nome geral de CP (de Computador Pessoal).

Um de seus maiores sucessos no campo profissional foi o micro CP 500, compatível com o TRS-80 Modelo III.

[CP200s doado pelo ex-aluno da UTFPR Alailson Bolzon Alonso]