Apple IIe

Fabricante: Apple

Ano de fabricação ou época: 1983

Função: computador pessoal

Apple IIe

Os usuários podiam gravar e carregar os programas a partir de um aparelho cassete. A memória ROM armazenava um interpretador BASIC e o software de bootstrap (similar ao BIOS dos PCs atuais), lido no início do boot. Isso foi uma grande evolução, pois logo após ligar o computador já era possível começar a programar ou a carregar programas. No Apple I, por exemplo, era preciso primeiro carregar a fita com o interpretador Basic para depois começar a usar o computador.

O “e” de Apple II significa enhanced (melhorado). O Apple IIe é sem dúvida o computador de maior sucesso que a Apple já produziu. O IIe foi lançado em janeiro de 1983, vendido originalmente por 1395 dólares, e incluía o mesmo processador 1.02 MHz 6502 que o Apple I e II.

O Apple IIe incluía o novo sistema operacional ProDOS, desenvolvido a partir do infeliz SOS do Apple III, e o Applesoft BASIC gravado na ROM de 32k. O IIe continha 64k RAM embutido e permitia até 128k RAM usando a placa de 80 colunas, que permitia 80 colunas de texto e uma adicional de 64k RAM (muito mais RAM poderia ser adicionada posteriormente por hardware de terceiros).

O IIe também permitiu o uso de letras maiúsculas e minúsculas, permitindo a funcionalidade total das teclas Shift e Caps Lock. O principal objetivo do IIe era ter sucesso onde o Apple III havia falhado, criar um computador profissional para uso nos negócios. Ele serviu bem a seu propósito e também se tornou abundante em escolas e lares.

A próxima das várias versões do IIe foi uma com uma tela mais nítida (560×192 em preto e branco, 140×192 em 16 cores). Em março de 1985, veio o IIe aprimorado, que basicamente estava atualizando os padrões IIe para IIc, incluindo um novo processador 65C02, gerador de caracteres, nova ROM e mais 2 chips de ROM para o Applesoft BASIC e o monitor. Em 1987, a revisão principal final, o IIe estendido, foi lançada.

O IIe estendido mais notavelmente adicionou um teclado numérico ao teclado de platina embutido. Outros novos recursos incluíam um cartão miniaturizado de 80 colunas e vários aprimoramentos de memória interna. Como o IIe podia ser atualizado para um IIc ou IIGS e era mais compatível com o software Apple II original do que os clones compatíveis, a maior parte do software Apple II (95%) funcionava em um IIe aprimorado, explicando por que era um dos favoritos entre empresas, escolas e usuários de computadores domésticos.

Todos os modelos foram descontinuados em novembro de 1993 por um total de quase 11 anos na linha de produção da Apple, superando todos os outros modelos, incluindo o IIGS, descontinuado no ano anterior.

Modelos dessa série:

  • IIe basic system: 64k de memória RAM, processador 6502, tela com 40 colunas;
  • IIe enhanced: 128k de memória RAM, processador 65C02, tela com 80 colunas;
  • IIe extended: teclado estendido, novas memórias internas expansíveis.

Além dos jogos, um dos programas mais populares para o Apple II foi o VisiCalc, a primeira planilha eletrônica que permitia obter resultados imediatos sem a necessidade de um conhecimento aprofundado de programação. Foi a planilha ancestral das planilhas atuais.

A Apple foi a primeira empresa a desenvolver um computador pessoal e o Apple II foi uma grande evolução para a indústria da informática, sendo responsável por converter a “empresa da maçã” em uma companhia com o maior crescimento da história norte-americana, com 700% de crescimento em somente 3 anos.


Colaboraram com o levantamento dessas informações os alunos

Fontes:

[Item doado por Juarez Fioravanti Filho]